Coimbra já não tem o prestígio que tinha, infelizmente. Já não tem o bom nome que tinha, porque actualmente as pessoas pensam na queima como Sexo, Álcool e Drogas. Mas não, a Queima das Fitas de Coimbra é a festa de despedida daqueles que deram anos à academia e que merecem uma grandiosa festa de despedida. Existem coisas que, por muito que as pessoas falem, não compreendem. Quem consegue explicar o que se sente quando nos é traçada a capa a primeira vez? Quem consegue explicar a sensação de ouvir a primeira corda da Serenata Monumental? Quem consegue explicar o que é fazer o primeiro FRA e erguer a capa lá bem alto? Não consegue! É uma coisa que simplesmente se vive, se sente. Não se explica.
Coimbra tem aquilo que as outras cidades gostavam de ter: história, tradição, espírito de união, espírito académico. Pode não ter o Metro como Lisboa, ou os edifícios antigos do Porto. Pode não ter a juventude da Covilhã ou as muralhas de Évora. Mas tem-nos a nós, estudantes, que a amamos mais do que a qualquer outra cidade. Tem-nos a nós, estudantes que fazemos dela a verdadeira Coimbra que ela é... Te-nos a nós que a respeitamos, que a honramos. Todos nós já cometemos loucuras naquela cidade. Já fizemos coisas boas e coisas más. Já usámos e abusámos da liberdade de ser estudante universitário. Já vivemos momentos que nunca pensámos viver. Mas se perguntar-mos a cada estudante a sensação que é abandonar aquela cidade, ninguém consegue explicar.
Coimbra tem uma coisa que as outras cidades não têm: pessoas que cada vez que chega o final do anos choram porque têm de se vir embora. Pessoas que respiram o misticismo daquela cidade. Pessoas que a amam tal como Pedro amou Inês!
Resta-me agradeceu ao grande D.Dinis, que com a sua sede de cultura criou aquela que é hoje a minha universidade, e a minha maior paixão! A Coimbra, à Universidade, a Biologia! Amo-vos!
Mafaldinha, eu concordo com tudo o que disseste. E chorei bastante ontem durante todo o dia devido á falta que vou sentir de Coimbra e das pessoas que lá encontrei :') mas vai passar rapido. temos que pensar nisso.
ResponderEliminarUm grande beijo minha linda.
Até Setembro Coimbra. Até á Viagem Medieval Mafas :D
♥
♥
ResponderEliminaramei as tuas palavras...♥
tudo dito ♥ e mais nao consigo dizer :')
BeiJo Enorme !
De Coimbra, só sabe quem a vive... Que orgulho que tenho de a viver todos os dias :)
ResponderEliminarCoimbra , coimbra .. Quem está de fora não consegue nem imaginar. Não sabe o que se sente nem o que se vive.
ResponderEliminarAdoro-te minha mafalda de Coimbra =)