Tan tan tan tan....

Cá está finalmente o tão pensado blog. A minha página oficial... Ya, como se eu fosse uma pessoa importante! Não sou, mas é engraçado ter uma página oficial. Ao menos as pissouas sabem que sou mesmo eu a escrever.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O fado de Coimbra

O fado de Coimbra é nacionalmente conhecido como o cantar dos estudantes. 


Juntando um pouco de história que fui buscar à net:


"Muito ligado às tradições académicas da respectiva Universidade, o fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta. Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Também é tradicional organizar serenatas, em que se canta junto à janela da casa da dama que se pretende conquistar.
O fado de Coimbra é acompanhado igualmente por uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica (também aqui chamada "viola")."


A minha primeira serenata, na Festa das Latas, passou-se sobre um rio de chuva e vento mas não deixou de ser especial. Depois deste momento simplesmente inesquecível, fomos todos para o convívio nas Químicas acabar a noite. 
Mas isto é assim: Só sabe o que se sente quem o vive realmente! (Até rimei e tudo!)


Mesmo assim, aqui vai um excerto da reportagem da RTP1: 

1 comentário: